Como Usar: Calça Pantalona

Uma das peças mais democráticas do guarda-roupa feminino é a calça Pantalona. Ao longo da história, já foi ícone das mulheres que foram às ruas trabalhar durante a II Guerra Mundial e também do movimento hippie, entre o final dos anos de 1960 e meados de 1970.

A Pantalona é a calça com corte reto, aberta desde a coxa, e que cobre o sapato. Ela fica bem em todos os tipos de corpo, desde que seja usada corretamente:

O erro mais comum de quem usa esse tipo de calça é na hora do comprimento: ela não deve ficar acima do sapato, mas não deve arrastar no chão (o ideal é que fique a poucos centímetros dele, quase lá).

Se usada com camisas e tecidos nobres, é ideal para quem trabalha em ambientes formais ou até para festas. Já se combinada com bastante cores, acessórios e cortes diferentes (como o cropped, por exemplo), é ótima para looks despojados e com uma pegada mais boho (meio hippie, meio étnico, meio desencanado). No entanto, te deixa chic em qualquer situação.


Cuidado ainda para não parecer um saco de batatas: Como a Pantalona por si só já é larga, opte por blusas que marquem a cintura, ou as utilize por dentro da calça, para criar esse efeito. Cintos também são bem vindos. Já no frio, prefira acompanha-las por blazers do que casacos largos.


Nunca é demais relembrar: modelos com estampas largas ou cores claras, aumentam o quadril. Já estampas pequenas e tons escuros, diminuem. Conheça as proporções de seu corpo para não errar. Além disso, os modelos de cintura alta ajudam a alongar a silhueta.


Para os pés, prefira combinar as Pantalonas com sapatos de saltos altos e grossos ou tipo Anabela. Rasteirinha também pode, mas preferencialmente para quem já é mais alta, a fim de não achatar a silhueta. Sapatos em tons nude ou da cor da calça também dão a sensação de maior altura.

Não confunda a Pantalona com a Boca de Sino ou a Palazzo. Como descrito acima, ela já começa larga nas coxas e tem modelagem reta. A Boca de Sino, por sua vez, é justa e abre só depois do joelho. Já a Palazzo geralmente é feita de tecidos muito leves é bem mais volumosa, dando a sensação de ser uma “saia longa” quando as pernas estão unidas.

Calça Palazzo: ela é beeeem larga em todo o seu cumprimento, e geralmente feita de tecidos esvoaçantes, parecendo uma saia, diferentemente da Pantalona, que apesar do corte reto, é mais bem estruturado.

As Pantalonas são frequentemente confundidas com as Boca de Sino: Reparem como as Pantalonas são largas desde a coxa, e as Boca de Sino (como podemos ver na foto acima) abrem somente abaixo do joelho.

Para o verão ou inverno, é sempre um coringa para quem quer estar bem vestida!

 A mocinha Paloma, da novela Amor à Vida, é adepta das Pantalonas
A Pantalona também está presente no guarda roupa da It Girl Olivia Palermo, que aposta na peça em situações formais ou casuais

Eu há anos só uso calça skinny pq tenho a impressão de que minha perna é fina demais e some em cortes retos; como disse, é só impressão e neura da minha parte mesmo, e por isso estou querendo mudar isso! 
E fazer post me deixou com muitaaaa vontade de ter uma Pantalona. O que vocês acham?

Beijos!

You can leave a response, or trackback from your own site.

4 Response to "Como Usar: Calça Pantalona"

  1. Anônimo says:

    Amei o post e acho pantalona super chic!

    Bj
    Thali

    Izabel says:

    Acho pantalonas lindas, elegantes, já usei muito.
    Você deve experimentar também!
    Bjs.

    Mariana says:

    Obrigada, meninas!
    Bjooos

    Anônimo says:

    ola sou baixa de 1,55 e do tipo assim gostosa de coxas grossas o gostaria de saber se posso usar pantalona?

Postar um comentário

Powered by Blogger widgets