Moda Barroca: Você com certeza irá se render


Sempre que eu ouço falar de Barroco, a primeira coisa que me vem à mente é o Aleijadinho. Não consigo evitar, e por muito tempo (algumas semanas, na verdade) não conseguia entender e nem relacionar o que o estilo artístico e o Aleijadinho têm a ver com a moda.
Até que resolvi dar uma boa pesquisada no assunto, e achei incrível!

O Barroco, segundo o Wikipédia (sou dessas que estudam pelo Wikipédia!), não foi só um movimento artístico, mas todo o período entre o fim do século XVI e meados do XVII. Assim, a sociedade da época, apesar de respeitar suas tradições, possuía o desejo de superar o passado com obras originais. Dessa forma, a principal característica barroca é a dramaticidade: tudo muito exuberante, dinâmico e extremamente decorativo.

E se a pintura, arquitetura, música, literatura, escultura, e o teatro foram fortemente influenciados pelo estilo Barroco, por que a moda também não seria?



No universo fashion, o Barroco sempre esteve presente... ora mais tímido, ora exercendo imensa influência não só nas criações dos estilistas mais famosos, mas também no que a gente veste no dia-a-dia... e é exatamente o que irá acontecer neste inverno 2013!

A tendência está presente nas mais recentes coleções de grifes como Dolce & Gabanna, Balmain, Lavin, Alexander McQueen e Prada, e já pode ser vista em celebridades como Katy Perry, Selena Gomez, Alessandra Ambrósio, Ashley Greene e Beyoncé. E é fácil identificar as peças e linhas criadas com influência do Barroco: elas são geralmente, cobertas de exagero, mas sempre em um tom mais clássico. Babados, rendas, aplicações, bordados, motivos religiosos, texturas, tecidos pesados (como o veludo e camurça), maxi acessórios, estampas em tamanhos grandes e muita, muita mesmo, combinação de preto e dourado. Tudo isso misturado!








E apesar de toda essa overdose de informação, dá para deixar a teatralidade um pouquinho de lado e investir no Barroco no dia-a-dia. É só utilizar os itens separadamente: se você está usando um casaco de veludo, opte por combiná-lo com uma blusa de cor lisa, e deixe a estampa florida para outra ocasião. Já peças com muito dourado ou bordados, caem melhor se vestidas à noite. Maxi acessórios dão um up a looks mais neutros, mas “brigam” com produções mais elaboradas, por exemplo. É importante também respeitar a ocasião e o lugar no qual se irá com as roupas.

Com bom senso e muita criatividade, você com certeza irá se render à moda barroca nesta estação!
Beijos!

You can leave a response, or trackback from your own site.

5 Response to "Moda Barroca: Você com certeza irá se render"

  1. Na literatura encontramos todo esse exagero e exuberância do Barroco.
    É a escola literária que eu mais gosto (depois do realismo) porque além de exagerada, manteve toda esta arte por séculos e séculos, pois a decoração barroca, é a mais linda EVEEEEEER!
    Quando comecei a ver saias com estampa barroca por ai quase tive taquicardia rsrsrs
    Amo demais esse exagero de movimento e arte :)
    Post maravilhoso Mari.
    Beijos!!
    http://www.ladomoca.com

    Izabel says:

    Achei lindíssimo o vestido da Selena Gomez, porém algumas peças achei exageradas.
    Post super interessante!
    Bjs.

    Mariana says:

    Jeniffer, também gosto muitooo, principalmente das peças florais!

    Izabel, concordo com vc, tb acho o vestido da Selena o mais lindo de todos (até pq, os dois da Beyoncé são beeem horríveis, né? hahahaha)!!!

    Beijooos

    Anônimo says:

    Mari, adorei esse post! Apaixonada pelo preto e dourado!!

    Bjs
    Thali

    Nossa essa moda é linda valoriza muito as peças esses bordados e aplicações. Lindo post.
    http://blogdavanessaregina.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Powered by Blogger widgets