Tendência X Praticidade

Quem acompanhou as últimas semanas de moda, incluindo da SPFW, deve ter notado ao menos uma coisa em comum entre todas elas: as bolsas transparentes estão com tudo, sejam elas nos tradicionais modelos handbag, até as clutches, passando ainda pelas satchel bags.

Chanel, Hérmes, Prada... as principais grifes apresentaram suas versões da tendência, que não demorou para aparecer nas mãos de celebridades e it girls. E como a moda não é moda até que chegue "nas ruas" e se torne democrática, até mesmo as fast fashion brasileiras, como a Marisa, apresentam modelos "acessíveis" de bolsas transparentes.






E é aí que entra meu senso crítico: quem acompanha o blog, sabe que meu objetivo é falar de novidades que possam ser usadas por todos, e não apenas por uma minúscula e financeiramente privilegiada parcela da população. E eu não acho que esse seja o caso aqui, e por motivos que vão muito além de dinheiro.

Eu consigo imaginar uma atriz se arrumando, indo para um evento de limousine e sendo fotografada por inúmeras lentes no red carpet usando uma bolsa transparente. Ou até mesmo aquelas "formadoras de opinião fashion" que vão a desfiles de taxi e depois comparecem às festas vip, aderindo à trend.

Mas simplesmente é impossível que uma "simples mortal", que pertence à classe média (mais de 50% da população brasileira, segundo o nosso querido Wikipedia hahahaha), utilize em seu dia-a-dia uma bolsa transparente. Toda vez que eu vejo uma eu penso em mim mesma no metrô, no ônibus ou andando na rua e todo mundo vendo tudo o que tem lá dentro, meu celular, carteira, iPod... Não dá! Por isso eu não consigo entender como essas bolsas viraram uma febre tão grande entre "meninas normais".

E por favor, não me venham com essa de "moda não é para ser prática ou confortável", porque é sim! A moda (e isso engloba tudo o que ela representa atualmente - roupas, calçados, bolsas, acessórios...) está aqui pra facilitar nosso cotidiano e contribuir para que a gente fique mais bonita, realçando nossos pontos positivos e personalidade, e não o contrário. Eu realmente acredito que não é preciso sofrer, fazer sacrifícios, usar algo que não se encaixe na sua rotina ou no seu estilo e nem se endividar para estar bonita.

E nesse caso em específico, você pode passar de uma "fashion victim" a uma "criminal victim" mesmo... Hahahahahaha... Sorry, não resisti à frase de impacto!

E aí, estou sendo muito radical? Já usaram bolsas transparentes?

Beijos!

You can leave a response, or trackback from your own site.

4 Response to "Tendência X Praticidade"

  1. Elizete says:

    Oi, Mari! tudo bem?

    Já usei bolsa (sacola) transparente em duas ocasiões:
    1 - na praia... uma vez apenas e nem sei onde a coitada da bolsa foi parar!
    2 - recentemente ganhei uma de um site, por ter comprado uns livros... e uei apenas para carregar os livros...


    Não me imagino indo ao shopping, andando de metrô, ônibus etc... com uma bolsa transparente, ainda mais com minha falta de organização... mesmo sendo uma de marca famosa!

    Parabéns pelos posts!!

    Beijos
    Liz

    Anônimo says:

    Mari, concordo com vc! Talvez uma clutche transparente possa ser usada em um casamento, formatura, jantar...mas no dia-a-dia impossivel!

    Bjs Thali

    Izabel says:

    Já usei há muito tempo atrás uma clutche transparente vermelha, no tempo em que ainda era chamada de "carteira"... rsrsrs
    É preciso ter um cuidado enorme no que levar e em como organizar. Concordo que hoje, no dia-a-dia, é bastante complicado.

    Bjs.

    Mariana says:

    Nossa, gente, é verdade. Eu não tinha pensado por esse lado da organização também... Colocar tudo dentro de necessaires antes da bolsa transparente é uma opção bonita, mas, de novo, cadê a praticidade, né?

    Obrigada pelas opiniões de vocês! :)

    Beijos!!!

Postar um comentário

Powered by Blogger widgets